Delicadeza
Direção e Roteiro: Eduardo Mattos
Longa-metragem / Ficção – Drama
Em fase de captação.
DELICADEZA é um projeto de longa-metragem de ficção de aproximadamente 90 minutos, com filmagens nas cidades de Salvador e São Paulo.
Em Salvador, Antônio e Miguel são jovens irmãos muito próximos e de identidade de gênero distintas. Quando uma quadrilha de tráfico de adolescentes leva Miguel para São Paulo, Antônio parte para encontrá-lo.
Tomando o afeto fraternal de Antônio e Miguel como ponto de partida, DELICADEZA usa o melodrama para falar de problemas sociais contemporâneos, principalmente, a exploração sexual de crianças e adolescentes. Delicadeza lida com as circunstâncias particulares vivenciadas por Miguel, adolescente de gênero fluído, de classe social baixa, em uma Salvador que não lhe proporciona mecanismos de inclusão e com a jornada de Antônio pela cidade de São Paulo que, mediante a experiência do encontro com vários de seus habitantes, lhe proporciona a compreensão do mundo de foma mais tolerante e inclusiva.
O filme propõe uma visão original sobre a vulnerabilidade dos adolescentes LGBTQIA+, especialmente os de baixa renda, vítimas de exclusão familiar, discriminação na comunidade e de abuso sexual, fatores que podem torná-los presas fáceis do tráfico de pessoas para exploração sexual.
A ONU estima que mais de dois milhões de pessoas são vítimas de tráfico humano a cada ano, muitos do sexo masculino, traficados com a finalidade de exploração sexual, uma das principais formas de “escravidão moderna“. Estima-se que o número de vítimas seja bem maior que o informado nos dados, mas há diversos fatores que dificultam seu reconhecimento. Apesar deste número alarmante, o fato das vítimas serem, em sua maioria, adolescentes LGBTQIA+, indivíduos discriminados socialmente, atrai pouco o olhar da mídia e de políticas públicas de combate.
Em DELICADEZA, a separação entre os irmãos Miguel e Antônio é provocada pelas condições adversas da sua condição de classe e da intolerância que a orientação sexual de Miguel desperta nos demais personagens. Antônio, por não saber lidar com a condição do irmão, ignora-a, contribuindo assim, indiretamente, para que Miguel seja levado para São Paulo por uma quadrilha. É sabido que o tráfico dos adolescentes de sexo masculino quase nunca é denunciado pela família. Ao fazer com que Antônio, o irmão mais velho, rompa com esse padrão e parta em busca de Miguel, Delicadeza aponta para a importância da inclusão social e familiar dos adolescentes LGBTQIA+.
Informações financeiras:
O projeto, que conta com cerca de 60% do orçamento já captado está em fase de preparação e ainda busca recursos para alcançar o valor total do orçamento de produção.
PRÊMIOS:
Chamada Prodav 05/2014 de desenvolvimento de projetos do FSA.
Editais Fomento ao Cinema Paulista do PROAC 2017
Complementação de Produção de Longas-Metragens SPCINE/ FSA 2019