top of page

Produtora independente de audiovisual baseada em São Paulo, a Cigano Filmes tem como objetivo criar histórias que possam entreter e, ao mesmo tempo, provocar o espectador, o que se reflete em seus últimos trabalhos: Cadarço (Eduardo Mattos, 2017), Xavier (Ricky Mastro, 2016) e (Leandro Tadashi, 2015), exibidos e premiados em diversos festivais.

Desde sua criação em 2011, tem obtido sucesso no desenvolvimento de conteúdos de variados gêneros, tendo sido contemplada por três anos consecutivos na Chamada Prodav 5 do FSA, trabalhando com os longa-metragens Melhor que seja ela (comédia, de Eduardo Mattos), Acalanto (suspense, de Leandro Tadashi) e Delicadeza (drama, de Eduardo Mattos).

Em 2016, produziu e distribuiu o documentário São Paulo em Hi-Fi, de Lufe Steffen, com a 5ª melhor relação de público/sala do ano para filmes brasileiros em 2016. O filme foi exibido em mais de 10 cidades do país em suas 20 semanas em cartaz.

Em 2017, estreou Cinema Diversidade, série documental sobre cinema LGBT, no canal Prime Box Brazil.

Sócios​
80344c_1c4fe39afb914640b151c02d49e7e9f8_
WhatsApp Image 2023-11-28 at 20.09_edited.jpg
Taís Nardi

Diretora de fotografia formada em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP), dirige a Cigano Filmes desde sua fundação em 2011.

Atua como diretora de fotografia desde 2006, função que já exerceu em mais de 15 curta-metragens (como “Bá”, “Xavier” e “Sem Asas”) e 3 longa-metragens documentários, entre eles “Terecô da Mata do Codó”. Também trabalhou de 2004 a 2013 como assistente de câmera, tendo participado de mais de 20 longa-metragens, entre eles "Serra Pelada" e "Tropa de Elite 2”.

Desde 2015 segue paralelamente a carreira acadêmica voltada ao estudo da direção de fotografia. Atualmente ocupa-se de seu doutorado na ECA-USP e é coordenadora e professora de cursos de direção de fotografia e assistência de câmera na Bucareste Ateliê de Cinema.

Eduardo Mattos

Eduardo Mattos nasceu em Salvador em 1965. Mudou-se para São Paulo em 1992, onde graduou-se em Letras (FFLCH-USP) e em Audiovisual (ECA-USP). Dirige e roteiriza filmes desde 2002, participando de diversos festivais: Mix Brasil, Mostra Internacional São Paulo, Festival de Gramado, Curta Cinema, Curta Taquary, Close e Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Nos últimos anos trabalhou no desenvolvimento de dois projetos de longa-metragem com suporte do FSA, através das Chamadas Prodav 5/2013 e 2014. Delicadeza, um dos projetos contemplados pelo FSA, foi contemplado em editais de produção e será produzido em 2024.

Leandro Tadashi_headshot_edited.jpg
Leandro Tadashi

Leandro é formado em Audiovisual pela ECA-USP e graduado com um MFA em Film & TV Production pela USC School of Cinematic Arts em Los Angeles. Dirigiu os curtas Naiá e a Lua, exibido em Clermont-Ferrand (2011), e Bá, melhor curta pelo júri popular no Festival de Gramado (2015). Nos EUA, co-dirigiu o longa “Actors Anonymous” (2017), baseado no livro escrito por James Franco. 

Em 2019, seu projeto de série “Desalento” foi selecionado para o pitching audiovisual no Rio2C. Seu projeto de longa “Antes que a Noite Acabe” participou do Laboratório Novas Histórias, iniciativa do Sesc SP e do Senac São Paulo (2017) e do Outfest Screenwriting Lab em Los Angeles (2020). 

Recentemente desenvolveu a primeira temporada de uma série dramática para a Warner Bros. Discovery, na qual foi criador e roteirista-chefe.

Denise_edited.jpg
Denise Ferreira

Denise é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), com MBA em gestão de Negócios, Inovação e Empreendorismo (FIA), e com formação em Produção Executiva pela Academia Internacional de Cinema. É fascinada pelo poder do cinema de apresentar histórias que estimulam novas percepções e questionamentos e seu potencial para transformar a sociedade. Iniciou sua carreira na Publicidade, onde atuou no atendimento, em produção gráfica, planejamento de mídia e RTV. Há cerca de 15 anos vem atuando como Produtora Executiva no mercado Audiovisual. Desde 2015, vem utilizando sua diversificada experiência na produção de filmes Corporativos e Publicidade, no desenvolvimento e produção de Projetos para Cinema e TV, em diversos gêneros e formatos e para diferentes plataformas. 

Em 2015, atuou em seu primeiro trabalho com a Cigano Filmes no curta-metragem "Xavier" (Ricky Mastro, 2016), seguido de "Cadarço" (Eduardo Mattos, 2017). Ambos os filmes com carreira bem sucedida em festivais nacionais e internacionais e licenciados para diversos veículos. Desde então, vem atuando nos diversos projetos da Cigano Filmes e em 2019 passou a integrar oficialmente o quadro societário da Produtora.

bottom of page